segunda-feira, 29 de agosto de 2011



UNIDADE 2.5, 2.6, 2.7
ESCOLA ESTADUAL GERSON CARLOS DA SILVA
PROJETO DIA DOS PAIS
TURMA: 2ª Fase 2º Ciclo VESPERTINO
DURAÇÃO: 01 ao dia 12 de agosto

JUSTIFICATIVA:
No segundo domingo do mês de agosto comemoramos o dia dos pais. Durante toda a semana que antecede essa data, é possível elaborar diversas atividades para serem desenvolvidas, para que os alunos focalizem no seu pai: suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lazer.
É necessário despertar na criança sentimentos de amoré gratidão pelo pai. O projeto deve ser bem trabalhado, principalmente antes de compreender a organização familiar.

OBJETIVOS:
- Levar a criança a demonstrar sua gratidão ao papai, homenageando-o com respeito e ternura;
- Saber citar o nome completo do pai, sua profissão e local de trabalho;
- Descrever a figura o pai oralmente, em textos e através de desenhos,
- Reconhecer as preferências do seu pai em casa: diversão, comida, etc.;
- Desenvolver interesse em colaborar com a família, discutindo o real papel do pai em uma família atualmente
- Compreender a importância de viver harmoniosamente no lar;
- Abordar o tema: Padrasto, discutindo os diferentes perfis de pais existentes.

DESENVOLVIMENTO:
Promover arranjos na sala de aula com murais e gravuras; (os alunos poderão trazer fotos da família em casa, reunida na hora das refeições, distraindo-se, em conversas ou leituras, vendo televisão, fazendo passeios, etc.) 
 Entrevistar o pai para que ele fale sobre seu trabalho, que deverá ser relatado aos colegas: o que faz? Por que escolheu a profissão? O valor do trabalho do pai e de outros membros da família no sustento da casa.

METODOLOGIA:
As atividades serão realizadas de forma individual e coletiva através da interação professor e aluno em sala de aula laboratório de informática com o uso de internet, promovendo interação de grupos no uso de outros recursos.

CONCLUSÃO
Diante dos resultados obtidos foi possível concluir que os alunos participaram das atividades propostas, se interagiram uns com os outros em grupos. Em suas entrevistas com os pais e socializações em sala de aula, foi possível observar a tensão e constrangimento diante dos colegas por viverem situações diferentes, pois alguns convivem com padrastos e outros moram com avós. Alguns trouxeram fotografias para exporem na sala de aula durante o desenvolvimento do projeto e ficaram felizes em poder passar para os colegas o que recebem em casa, como carinho e atenção de pai. Trabalhar as atividades propostas foi possível também concluir que alguns alunos são sensíveis e carentes de amor e carinho de pai.

BIBLIOGRAFIA E WEBLIOGRAFIA









Nenhum comentário:

Postar um comentário