quinta-feira, 4 de agosto de 2011

UNIDADE 2- ATIV 2.2 A


Experiências de navegar

Na sociedade em rede tentamos ir além do texto, podemos constatar em palavras mais simples, que o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. É que textos podem ter diversas palavras, imagens e outros, o que torna mais eficiente um trabalho ou uma pesquisa.
O termo hipertextos abrange de forma complexa, tem referências específicas denominadas hiperlinks ou links, composto por diversos textos, sobre diversos temas, interligado uns aos outros de forma a constituir uma imensa rede.
As novas tecnologias da informação seguem um caminho sem volta. A cada dia elas estão mais inovadoras.  Não podemos mais nos limitar aos antigos processos de escrita e leitura.
A Cada vez que o leitor se aproxima dessa rede hipertextual, atualiza conhecimentos no sentido de querer adquirir novos conhecimentos em relação ao surgimento dessa evolução tecnológica.
Sabemos que aquele que lê um texto na tela do computador não tem, como em um livro, a visão do todo. O leitor precisa usar a barra de rolagem, como se tratasse de um texto enrolado que precisasse ser desenrolado, com a vantagem, porém, de o leitor deste texto gozar da liberdade de movimentos, inexistente para o leitor do texto em uma simples folha de papel. Essa escrita eletronicamente constituída também se aproxima da escrita em volume impresso.
Nesse contexto, a escrita digital, em particular o hipertexto, tem sua particularidade constituída por vias que possibilitam, ao leitor, começar a ler de qualquer ponto e deste partir para outros pontos, porque o modo mesmo como a escrita é constituída lhe permite escolher o caminho que quiser percorrer em seu processo de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário