quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Eixo 2 ativ. 2.2 Pitec


Currículo e seu desenvolvimento na prática pedagógica.

Participar da sociedade hoje exige dos indivíduos um número muito mais elevado e complexo de capacidades: operar terminais bancários, transitar pelo sistema de transportes, utilizarem meios de comunicação como fax, celulares e internet, lidar com um número cada vez maior de pessoas, de diferentes origens sociais e culturais, conhecerem as cada vez mais complexas estruturas administrativas da vida social por onde transitam seus direitos e deveres e saber como utilizá-las é algumas das exigências diárias da vida moderna.
A discussão da função social da escola, do significado das experiências escolares para os que dela participam foi e continua a ser um dos assuntos mais polêmicos entre nós educadores. A nossa era é marcada pela globalização e por transformações tecnológicas acentuadas. Essas recentes mudanças têm trazido uma série de reflexões sobre o papel da escola dentro desse novo modelo de sociedade. É nesse contexto e dentro dessa polêmica que a discussão sobre a Pedagogia de Projetos, hoje se coloca, percebendo-a como uma determinada concepção e postura pedagógica e não como uma técnica de ensino mais atrativa para os alunos.
Diante da compreensão sobre Currículo e Projetos com o uso das TIC se torna mais significativa quando trabalhamos com a pedagogia de projetos em ações concretas de proposição e desenvolvimento de projetos, a partir das quais analisamos as concepções que as fundamentam, tornando mais fácil trabalhar com computadores e a internet na sala de aula. Os alunos se interessam mais e tem melhor aprendizagem.
Temos necessidade de um sistema curricular com a introdução de novas disciplinas e novos enfoques visando valores utilitários, cultural, formativo (do raciocínio), sociológico (pela universalidade) e estético.
Nessa perspectiva, a reorganização dos sistemas escolares, deverá visar a instrumentalização do aluno, a facilitação de sua socialização e dar-lhe conhecimento.

Um comentário:

  1. Adriana,
    sua ativ. ficou excelente,mas deve ser postada no fórum, ok?
    Mas n precisa excluir do blog

    ResponderExcluir