REFLEXÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE CURRÍCULO POR PROJETOS COM O USO DE TECNOLOGIAS
As novas
maneiras de ensinar, aprender e desenvolver o currículo tem integrado diferentes
tecnologias à prática pedagógica voltada à aprendizagem significativa do aluno,
especialmente quando se trabalha com projetos. Sob essa ótica, o aluno, sujeito
ativo da aprendizagem, aprende ao fazer, levantar e testar idéias,
experimentar, aplicar conhecimentos e representar o pensamento. Cabe ao
professor criar situações que provoquem os alunos a interagir entre si,
trabalhar em grupo, buscar informações, dialogar com especialistas e produzir
novos conhecimentos através de novas tecnologias.
Uma contribuição
significativa está na comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do
computador no processo ensino-aprendizagem analisa as questões técnicas e
pedagógicas envolvidas desde o uso das TICs na educação, mostrando que o grande
desafio das novas tecnologias que vão ficando velhas sempre tem sido devidamente
apropriado pelos professores é que o surgimento de outras tecnologias poderá
causar impactos imprevisíveis. Há de se investir na preparação de professores
para que possam compreender as características constitutivas das tecnologias
disponíveis para combinar e integrar adequadamente o conhecimento técnico com
propostas pedagógicas inovadoras.
Porém, no
trabalho com projetos há de se ir além da superação de desafios, buscando
esclarecer e formalizar os conceitos no desenvolvimento do trabalho para que se
estabeleça a produção do conhecimento científico que vai tecendo o currículo na
ação.
Portanto, diante
dos estudos do eixo dois (2), é importante para nós educadores, repensar nossa
prática pedagógica, para que possamos integrar
ao currículo por projetos, o uso de tecnologias, fazendo um zoom sobre a
integração entre linguagens e mídias, propondo um diálogo que ilumine e
articule as distintas formas de expressão propiciadas pelas características de
cada uma delas, quando se permite aos alunos o uso de distintas tecnologias
como protagonistas de suas produções.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário