TECNOLOGIAS
NO ENSINO APRENDIZAGEM
Houve um tempo
em que o hábito de manter cadernos de anotações era algo bastante corriqueiro. Eram
utilizados pelos leitores para o registro de trechos e passagens interessantes
com que se deparava em suas leituras. Ao observar a fala de José Manuel Moran
quando ele diz “Na sociedade da informação todos estamos aprendendo a conhecer,
a comunicar-nos, a ensinar e aprender, a integrar o ser humano e o tecnológico;
a integrar o audiovisual, o grupal e o social.” Segundo a fala, nossa sociedade
está cada dia mais lhe dando com processos de conhecimentos mais voltados para
a educação, e nós professores, precisamos abrir um maior canal de exploração de
cada mídia como recurso pedagógico de apoio incondicional à nossa prática
docente
Todo processo de
mudança precisa de um rompimento na visão que temos da nossa cultura e de nós
mesmos enquanto pessoas e profissionais.
Segundo
Maturana: “As mudanças culturais ocorrem quando há as mudanças no emocionar que
define as redes de conversação em que se vive.” Hoje, milhões de usuários de
internet só no Brasil, essa tradição de escrita parece mais viva do que nunca,
impulsionada por novas tecnologias e amplificada pela comunicação em rede. Não é exagero
afirmar que e-mails, blogs e redes de relacionamento já deixaram sua marca na
produção textual contemporânea.
Vygotsky dizia
que “o pensamento propriamente dito é gerado pela motivação, isto é, por nossos
desejos e necessidades, nossos interesses e emoções. Por trás de cada
pensamento há uma tendência afetivo-volitiva. Uma compreensão plena e
verdadeira do pensamento de outrem só é possível quando entendemos sua base
afetivo-volitiva”. A chegada das novidades às escolas traz um ânimo novo ao
processo educacional, inclusive para alunos e professores. E é essa nova
motivação que fará com que alunos tenham mais curiosidade ao aprender e
professores se qualifiquem melhor para suprir uma nova demanda do mercado. Para
o aluno, a tecnologia tem, acima de tudo, um papel de inclusão grupal.
Com os recursos
de conhecimentos cada vez mais expandidos, torna-se mais significativo o ensino
aprendizagem dos alunos como também a qualificação de professores. A educação
na sociedade da informação deve ser um fator que promova a igualdade social
além do desenvolvimento pessoal e coletivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário