segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Eixo 2 ativ. 2.4 Pitec


TECNOLOGIAS NO ENSINO APRENDIZAGEM
Houve um tempo em que o hábito de manter cadernos de anotações era algo bastante corriqueiro. Eram utilizados pelos leitores para o registro de trechos e passagens interessantes com que se deparava em suas leituras. Ao observar a fala de José Manuel Moran quando ele diz “Na sociedade da informação todos estamos aprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e aprender, a integrar o ser humano e o tecnológico; a integrar o audiovisual, o grupal e o social.” Segundo a fala, nossa sociedade está cada dia mais lhe dando com processos de conhecimentos mais voltados para a educação, e nós professores, precisamos abrir um maior canal de exploração de cada mídia como recurso pedagógico de apoio incondicional à nossa prática docente
Todo processo de mudança precisa de um rompimento na visão que temos da nossa cultura e de nós mesmos enquanto pessoas e profissionais.
Segundo Maturana: “As mudanças culturais ocorrem quando há as mudanças no emocionar que define as redes de conversação em que se vive.” Hoje, milhões de usuários de internet só no Brasil, essa tradição de escrita parece mais viva do que nunca, impulsionada por novas tecnologias e amplificada pela comunicação em rede. Não é exagero afirmar que e-mails, blogs e redes de relacionamento já deixaram sua marca na produção textual contemporânea.
Vygotsky dizia que “o pensamento propriamente dito é gerado pela motivação, isto é, por nossos desejos e necessidades, nossos interesses e emoções. Por trás de cada pensamento há uma tendência afetivo-volitiva. Uma compreensão plena e verdadeira do pensamento de outrem só é possível quando entendemos sua base afetivo-volitiva”. A chegada das novidades às escolas traz um ânimo novo ao processo educacional, inclusive para alunos e professores. E é essa nova motivação que fará com que alunos tenham mais curiosidade ao aprender e professores se qualifiquem melhor para suprir uma nova demanda do mercado. Para o aluno, a tecnologia tem, acima de tudo, um papel de inclusão grupal.
Com os recursos de conhecimentos cada vez mais expandidos, torna-se mais significativo o ensino aprendizagem dos alunos como também a qualificação de professores. A educação na sociedade da informação deve ser um fator que promova a igualdade social além do desenvolvimento pessoal e coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário