UNIDADE 4 ATIV4.3, 4.4, 4.5
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL SANTA MARTA.
TURMA: ACELERA BRASIL
TURNO: MATUTINO
PERIODO DE DURAÇÃO: DE 01 DE JUNHO ATÉ 31 DE AGOSTO
Introdução
Os problemas de leituras são difíceis de resolver, os alunos não prestam muito atenção, as escolhas de livros não os deixam aguçados pelo prazer de ler e os livros apresentado no momento de leitura não têm atraído os alunos.
O objetivo deste trabalho é viabilizar o curtindo a leitura numa proposta significativa através da utilização de diversos gêneros textuais. Do ponto de vista dos alunos, os livros não são atraentes, mostram poucas ilustrações, outros nem tem ilustrações, são muitas paginas o que os desencoraja para o encontro no mundo da leitura.
Assim fica um habito rotineiro, onde o aluno não gosta de ler porque não tem interesse e não lê porque não se sente atraídos pelos livros, é preciso que os alunos se sintam motivados sem métodos repetitivos no curtindo leitura.
Ao estimular o aluno no hábito da leitura, é possível proporcioná-los novos conhecimentos, onde possam desenvolver outras atividades com mais facilidade através de um vocabulário mais enriquecedor e também pesquisar sem encontrar dificuldades. Quem lê bem, consegue expressar o que leu de forma segura, faz uma boa interpretação e melhora sua escrita, ou seja, tem uma visão de mundo enriquecida em meio ao seu conhecimento.
“Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo, mas podemos recomeçar e fazer um novo fim”.
AYRTON SENNA
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ENSINO APRENDIZAGEM
Justificativa
A leitura é muito importante para o desenvolvimento oral e escrito. Ao estimular no aluno o hábito de ler proporcionaremos a ampliação dos seus conhecimentos, o enriquecimento de seu vocabulário, o incentivo à pesquisa, além de sempre estar atualizado para conversar e debater qualquer tipo de assunto, expondo duas idéias e criticas e o respeito à diversidade. Estes alunos precisam aprender a expressar o que sentem e o que pensam para conseguirem se realizar com mais facilidade ao longo da vida. Segundo Martins (1994), o ato de ler se refere tanto a algo escrito quanto a outros tipos de expressão do fazer humano, caracterizando-se também como acontecimento histórico e estabelecendo uma relação igualmente histórica entre o leitor e o que é lido.
Enfim, a leitura são ingredientes básicos e fundamentais nesse processo. Quem lê e interpreta o que leu, resolve qualquer problema e escreve bem.
Objetivo:
Oportunizar momento de leitura, desenvolvimento da imaginação e a criação de conhecimentos atualizados para o enriquecimento de vocabulário. Despertando o gosto de ler nos alunos e, conseqüentemente, formar alunos capazes de interpretar bem o que lêem e de se expressar corretamente.
Problemática
Como tornar a leitura mais interessante para que a aprendizagem das crianças seja algo prazeroso e agradável?
Desenvolvimento
A biblioteca e a sala de aula exercem um papel fundamental na realização desse projeto, na formação do aluno leitor, e deve ser transformada no espaço mais fascinante da escola. Deve ser um lugar agradável, dinâmico, descontraído, onde imperem as boas relações entre alunos, livros e professor. O espaço físico deve ser acolhedor, cheio de vida, organizado e limpo; com cantinhos aconchegantes, gostosos, aonde a aprendizagem vá acontecendo, sem imposições, como um convite mágico, como uma descoberta.
A função primordial é o prazer do leitor. Através deste prazer estaremos atingindo o objetivo do projeto. Suponhamos que o mistério, por exemplo, seja o tema gerador de interesses de leitura. Toda a biblioteca será trabalhada no sentido de se transformar no mundo de mistério.
Ações a serem realizadas no desenvolvimento do projeto:
ü Apresentação do Projeto;
ü Visita a biblioteca pública municipal e da escola;
ü Assistir na TV vídeos relacionados a leitura;
ü Fotografar os alunos no momento de leitura, imprimir e construir um painel na sala de aula;
ü Escolha de livro 1(uma) vezes por semana;
ü Reunir-se em círculo, todos os dias, para fazer leitura silenciosa da história que escolheu;
ü Depois de precedida leitura do livro escolhido, apresentar o conteúdo da historia através de teatro- fantoches, dobraduras e outros;
ü Organizar para apresentação dos livros toda sexta-feira;
ü Marcar no cartaz de acompanhamento de livros lidos por cada aluno, como um meio de incentivo a leitura.
Obs. Se caso surgir novas idéias e sugestões será acrescentada ao projeto.
Cronograma:
AÇÕES | MESES/ANO | |||
JUN/2011 | JUL/2011 | AGO/2011 | ||
Apresentação do Projeto | X | |||
Visita a biblioteca pública municipal e da escola; | X | X | ||
Escolha de livros | X | X | X | |
Reunir-se em círculo, todos os dias, para fazer leitura silenciosa da história que escolheu | X | X | ||
Depois de precedida leitura do livro escolhido, apresentar o conteúdo da historia através de teatro- fantoches, dobraduras e outros; | X | X | X | |
Organizar para apresentação dos livros toda sexta-feira; | X | X | X | |
Marcar no cartaz de acompanhamento de livros lidos por cada aluno, como um meio de incentivo a leitura | X | X | X | |
Avaliação
Avaliar o aluno de forma continua, onde serão observados aspectos como: interação com o livro escolhido, leitura das imagens, das ilustrações, leitura silenciosa e oral, apresentação dos livros lidos.
Resultados esperados
Espera-se, que ao final deste projeto, os alunos tenham o gosto pela leitura, que a leitura seja valorizada por todos da sala de aula num clima favorável que possibilite escolhas, manuseios, que provoque o encantamento e o prazer, favorecendo a emissão de opiniões e a troca de idéias entre os alunos.
Referência bibliográfica:
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19 edição. -São Paulo: Brasiliense, 1994. -(Coleção primeiros Passos; 74)
Fonte:http://www.lapisdecornatal.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário