quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ajudando o professor a ensinar pra valer nas classes de aceleração

Alice Davanço Quadrado, Maria José Reginato Ribeiro e Tina Amado

Neste texto as autoras, técnicas do CENPEC (Centro de Pesquisas para a Educação e Cultura), responsável pela elaboração do material de apoio e pela capacitação dos professores no Projeto "Classes de Aceleração", analisam a concretização da proposta.
Elas tratam da concepção das Classes de Aceleração, do material desenvolvido e da capacitação realizada com os professores participantes do projeto. Por fim, apresentam uma avaliação da experiência por meio de depoimentos de professores e alunos.
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"Além de fator reconhecidamente responsável por grande parte da evasão, a múltipla repetência traz conseqüências graves para o autoconceito do aluno, fruto da interiorização do fracasso escolar, prejudicando-o como cidadão e em sua relação com o conhecimento." "...as Classes de Aceleração visam recuperar a confiança perdida: de alunos, em sua capacidade de aprender, e de professores, em sua competência para ensinar bem a todos."
"O material elaborado para dar sustentação à atuação docente e discente no desenvolvimento dessa proposta visa operacionalizar, no dia-a-dia, os princípios e procedimentos nela explicitados; além de orientação para o tratamento adequado dos conteúdos curriculares, enfatiza e oferece alternativas viáveis de condução de classe no trabalho com turma heterogênea."
"... porém, ele [o material] não é mágico e não basta por si. A mediação do professor é fundamental no planejamento dos conteúdos a serem estudados, na organização das atividades e da classe, no contato com os alunos, nas intervenções que se fazem necessárias..."
"Como a proposta das Classes de Aceleração busca a integração do ensino e da aprendizagem, a avaliação só faz sentido se incidir sobre as produções dos alunos e o trabalho realizado pelo professor. Só poderá servir como instrumento para ajudar os alunos a aprender na medida em que ofereça subsídios para o professor rever seus procedimentos e replanejar sua atuação."
"A fim de atender adequadamente à proposta pedagógica das Classes de Aceleração, era preciso ainda levar o professor a conhecer o perfil de seus alunos e a reconhecer a importância de promover seu autoconceito positivo, nutrindo-o pelos ganhos cognitivos. Para isso, o professor exercitou um novo olhar sobre os alunos, procurando reconhecer suas habilidades, valorizando seus êxitos, sabendo que cresce a confiança em si quando se percebe capaz de aprender."
"Os procedimentos em relação à "indisciplina" dos alunos, tema fortemente requerido pelos professores, foram tratados de forma articulada à própria organização das situações de aprendizagem. Uma vez reconhecidos os problemas de indisciplina que podem ser resolvidos no interior da sala de aula, enfatizou-se a importância do planejamento coletivo da rotina diária, a necessidade da organização como condição para o trabalho intelectual, assim como a preocupação permanente em constituir a classe como um grupo, através do estabelecimento comum de acordos e regras, gerando confiança
mútua e solidariedade."

"...desde seu desenho original, as Classes de Aceleração são um Projeto cujo êxito consiste na própria extinção: deve encerrar-se tão logo o fluxo seja corrigido. No entanto, sua própria implementação anuncia que, para não ser mais necessário, as classes regulares deveriam incorporar muitas de suas premissas e práticas."
Publicação: Série Idéias n. 28, São Paulo: FDE, 1997
Páginas: 19-33

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