domingo, 26 de junho de 2011

FRASES DE PAULO FREIRE

A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.
 
Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão
Paulo Freire 
 
A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.
Paulo Freire 
 
Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire

quinta-feira, 9 de junho de 2011

TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM

O processo de aprendizagem precisa ser contínuo, devemos nos preparar para assumirmos uma postura diante da própria prática pedagógica. Sempre que surge uma nova tecnologia é necessário que nós profissionais da educação, busquemos novos conhecimentos para estarmos preparados e repassar para os nossos alunos que estão em busca de conhecimentos no mundo das novas tecnologias.
O uso das novas tecnologias tem mudado muito o processo educativo. Apesar dos exageros da internet, esta, tem trazido benefícios na área educacional. Os alunos estão a cada dia mais atento para as novidades, estão buscando pesquisas para realizar suas atividades na qual são exigidas pela metodologia proposta pelo professor, mas para esta busca, nós professores, temos a responsabilidade de prepará-los para que eles estejam seguros do que buscam diante das novas tecnologias.
E cabe a nós professores,  estimular os nossos alunos pelo gosto de aprender através de novos métodos aprendidos diante de novas tecnologias, novos cursos que nos auxiliem em nossa pratica, para assim estarmos seguros diante do ensino dos nossos alunos.

UNIDADE 1 - ATIV 1

Quem sou eu?

Sou um professor que tenho me dedicado e me esforçado bastante em relação ao ensino aprendizagem dos alunos, procurando sempre estar despertando sim a curiosidade do aluno para que o mesmo esteja buscando o conhecimento de forma mais aguçada.
Através de novos sistemas culturais de representação do pensamento, é possível preparar o aluno para um tempo de mudança. Ao desenvolver atividades de interação com os alunos, percebo que o desenvolvimento do mesmo se torna com mais facilidade, pois a partir do momento que ele se interage com o colega, ele se sente mais seguro pra dividir seu conhecimento.
Sempre ouço o aluno, pois as suas ideias traz para a sala de aula temas para serem discutidos, trabalhados, enriquecendo ainda mais as atividades. Atraves das ideias dos alunos é possivel sim aprender com eles, pois os mesmos muitas vezes trazem questões que podem ser trabalhadas em uma relação professor aluno deixando a aula bem mais interessante.
Procuro sempre conversar com os meus colegas, assim sinto mais segura diante do que estou ensinando, pois no mesmo instante que esclareço algumas dúvidas, estou também aprendendo e dividindo conhecimentos.
Sim procuro sempre fazer mudanças na minha forma de ensinar, quando vejo a necessidade. Muitas vezes quando estou ensinando de uma forma e não tenho um resultado satisfatório, tento outras formas de ensinar em que posso alcançar o meu objetivo.
Sinto-me bem quando faço essa intervenção em minha prática pedagógica, pois assim tenho mais segurança no que ensino e percebo que que os alunos aprendem com mais facilidade.

quinta-feira, 26 de maio de 2011


O professor tem um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos, de introduzir um tema, de trabalhar com os alunos presencial e virtualmente, de avaliá-los.
 
Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.
 
Não se trata de dar receitas, porque as situações são muito diversificadas. É importante que cada docente encontre o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, a comunicar-se bem, ensinar bem , ajudar os alunos a que aprendam melhor. É importante diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades, de avaliar.
 
Com a Internet podemos modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos a distância. São muitos os caminhos, que dependerão da situação concreta em que o professor se encontrar: número de alunos, tecnologias disponíveis, duração das aulas, quantidade total de aulas que o professor dá por semana, apoio institucional. Alguns parecem ser, atualmente, mais viáveis e produtivos.
 
No começo procurar estabelecer uma relação empática com os alunos, procurando conhecê-los, fazendo um mapeamento dos seus interesses, formação e perspectivas futuras. A preocupação com os alunos, a forma de relacionar-nos com eles é fundamental para o sucesso pedagógico. Os alunos captam se o professor gosta de ensinar e principalmente se gosta deles e isso facilita a sua prontidão para aprender.
 
Vale a pena descobrir as competências dos alunos que temos em cada classe, que contribuições podem dar ao nosso curso. Não vamos impor um projeto fechado de curso, mas um programa com as grandes diretrizes delineadas e onde vamos construindo caminhos de aprendizagem em cada etapa, estando atentos - professor e alunos - para avançar da forma mais rica possível em cada momento
 
É importante mostrar aos alunos o que vamos ganhar ao longo do semestre, por que vale a pena estarmos juntos. Procurar motivá-los para aprender, para avançar, para a importância da sua participação, para o processo de aula-pesquisa e para as tecnologias que iremos utilizar, entre elas a Internet.
 
O professor pode criar uma página pessoal na Internet, como espaço virtual de encontro e divulgação, um lugar de referência para cada matéria e para cada aluno. Essa página pode ampliar o alcance do trabalho do professor, de divulgação de suas idéias e propostas, de contato com pessoas fora da universidade ou escola. Num primeiro momento a página pessoal é importante como referência virtual, como ponto de encontro permanente entre ele e os alunos. A página pode ser aberta a qualquer pessoa ou só para os alunos, dependerá de cada situação. O importante é que professor e alunos tenham um espaço, além do presencial, de encontro e visibilização virtual.
 
Hoje começamos a ter acesso a programas que facilitam a criação de ambientes virtuais, que colocam alunos e professores juntos na Internet. Programas como o Eureka da PUC de Curitiba, o LearningSpace da Lotus-IBM, o WEBCT, o Aulanet da PUC do Rio de Janeiro, o FirstClass, o Blackboard e outros semelhantes permitem que o Professor disponibilize o seu curso, oriente as atividades dos alunos, e que estes criem suas páginas, participem de pesquisa em grupos, discutam assuntos em fóruns ou chats. O curso pode ser construído aos poucos, as interações ficam registradas, as entradas e saídas dos alunos monitoradas. O papel do professor se amplia significativamente. Do informador, que dita conteúdo, se transforma em orientador de aprendizagem, em gerenciador de pesquisa e comunicação, dentro e fora da sala de aula, de um processo que caminha para ser semi-presencial, aproveitando o melhor do que podemos fazer na sala de aula e no ambiente virtual.
 
O professor, tendo uma visão pedagógica inovadora, aberta, que pressupõe a participação dos alunos, pode utilizar algumas ferramentas simples da Internet para melhorar a interação presencial-virtual entre todos.

                                                                                     José Manoel Mouran
 Uma frase que gosto.

Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto.

                                                                                                       Albert Einstein
Frase do educador Rubem Alves
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
                                                                                                           Rubem Alves