quinta-feira, 28 de junho de 2012

Eixo 1 ativ. 1.6 Pitec


UMA TEMÁTICA REFLEXIVA – PROJETOS

 Todo projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente e deve ser considerado como um processo permanente de reflexão, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.
No momento em que se constrói um projeto na escola, planejamos aquilo que temos a intenção de realizar. Assim, lançamo-nos para diante, com base no que temos buscando o possível. É antever um futuro com perspectivas diferentes do presente.
Quando elaboramos um projeto, pode ser que este seja de determinada disciplina, mas no decorrer de sua execução, ele vai abrangendo outras disciplinas, se tornando indisciplinar. Ocorre muito essa situação, pois considero que as disciplinas geralmente estão interligadas entre si. Mesmo que você delimite um tema para seu projeto, provavelmente vai acabar abordando conteúdos de outras disciplinas.
Um projeto não é algo pronto e acabado. Ao longo de sua execução poderão surgir novas idéias ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos propostos sejam alcançados. Quando se sugere um tema para elaborar um projeto, é importante que este seja de interesse dos alunos. Fica muito mais fácil atingir as metas estabelecidas se o projeto for interessante para os alunos. A utilização de recursos tecnológicos também é muito significativa. Com eles, o trabalho pedagógico toma uma dimensão muito maior, possibilitando uma viagem interessante ao mundo do saber.
Acredito na relevância da realização de um trabalho coletivo que seja a partir da discussão e da análise de tudo o que se faz na escola. Tenho como principal objetivo o de assumir em conjunto as responsabilidades da educação, avaliando, reavaliando, construindo, reconstruindo e redimensionando a minha ação pedagógica. Nessa perspectiva, busco a superação do senso comum e a fragmentação da prática pedagógica, pois ela é construída no âmbito das relações escolares conflitantes por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
Diante dos conceitos estudado no eixo 1, foi possível analisar experiências e aprendizagens, pois ao desenvolver um projeto podemos, estamos indo além do conhecimento, vivenciando a realidade da escola e dos alunos, assim torna mais gratificante nossa prática pedagógica no contexto educacional.


2 comentários: