sábado, 16 de julho de 2011

UNIDADE 1 - ATIV 7


Lixo e Natureza não combinam!

Analisando o projeto Lixo e Natureza não combinam no Portal do Professor, foi possível observar que a autora Lívia Raposo Bardy trabalhou com o tema Sociedade e Meio Ambiente e Componente Curricular também Meio Ambiente, este teve uma duração de duas aulas e foi utilizado como recursos o Laboratório de Informática e internet.
O professor trabalha de forma interdisciplinar, ao iniciar a aula este organiza os alunos no laboratório para assistirem um vídeo sobre a vida dos animais marinhos que está ameaçada pelo fato de que muitas pessoas jogam lixos em lugares inapropriados (como o mar, por exemplo).
Em seguida fizeram questionamentos a respeito do tema, abordado sobre a atitude do ser humano em jogar sacolas plásticas, resto de alimentos, garrafas entre outros materiais em ambientes inadequados como, no exemplo do vídeo, nos mares e rios. O professor utilizou a internet como recurso, uma animação/simulação em que os alunos podem aprender brincando quanto tempo os materiais que utilizamos costumeiramente demoram a se decompor na natureza, por isso é importante que sejam destinados no lixo correto.
Com o objetivo de finalizar a aula, o professor conversou com os alunos e os fez refletir sobre suas atitudes em relação à maneira como lidam com o lixo, se joga, por exemplo, latinhas de vidro, metal ou plástico na natureza (parque, praias, rios e etc.) ou se os colocam no lixo  (seco) sempre. Será importante que os alunos adotem uma postura responsável e consciente sobre a natureza e sua importância  para nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário