sábado, 16 de julho de 2011

LIXO E NATUREZA NÃO COMBINAM!

http://online.print2flash.com/content/e4c5790aa9d61cd9aa8731b4d96f1eb1

UNIDADE 1 ATIV 8

UNIDADE 1 - ATIV 7


Lixo e Natureza não combinam!

Analisando o projeto Lixo e Natureza não combinam no Portal do Professor, foi possível observar que a autora Lívia Raposo Bardy trabalhou com o tema Sociedade e Meio Ambiente e Componente Curricular também Meio Ambiente, este teve uma duração de duas aulas e foi utilizado como recursos o Laboratório de Informática e internet.
O professor trabalha de forma interdisciplinar, ao iniciar a aula este organiza os alunos no laboratório para assistirem um vídeo sobre a vida dos animais marinhos que está ameaçada pelo fato de que muitas pessoas jogam lixos em lugares inapropriados (como o mar, por exemplo).
Em seguida fizeram questionamentos a respeito do tema, abordado sobre a atitude do ser humano em jogar sacolas plásticas, resto de alimentos, garrafas entre outros materiais em ambientes inadequados como, no exemplo do vídeo, nos mares e rios. O professor utilizou a internet como recurso, uma animação/simulação em que os alunos podem aprender brincando quanto tempo os materiais que utilizamos costumeiramente demoram a se decompor na natureza, por isso é importante que sejam destinados no lixo correto.
Com o objetivo de finalizar a aula, o professor conversou com os alunos e os fez refletir sobre suas atitudes em relação à maneira como lidam com o lixo, se joga, por exemplo, latinhas de vidro, metal ou plástico na natureza (parque, praias, rios e etc.) ou se os colocam no lixo  (seco) sempre. Será importante que os alunos adotem uma postura responsável e consciente sobre a natureza e sua importância  para nossas vidas.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

UNIDADE 1 - ATIV 6

RECURSOS TECNOLÓGICOS

Diante da prática pedagógica, é possível usar equipamentos tecnológicos para tornar as aulas mais atraentes, mais dinâmicas para que os alunos tenha maior rendimento no ensino aprendizagem, mas nem sempre os recursos estão sendo utilizados de forma adequada. Embora a tecnologia esteja a disposição dos profissionais da educação, falta um envolvimento maior por parte dos educadores no sentido de manusear os equipamentos para serem trabalhados os conteúdos.
Sendo assim, os profissionais estão buscando capacitação em cursos onde poderão manusear equipamentos tornando seu ensino-aprendizagem mais significativo. Assim poderão estar mais atento a essas mudanças tecnológicas que propicia o individuo a beneficiar-se de conhecimentos adquidos para os desafios ao longo da vida.