segunda-feira, 29 de agosto de 2011



UNIDADE 2.5, 2.6, 2.7
ESCOLA ESTADUAL GERSON CARLOS DA SILVA
PROJETO DIA DOS PAIS
TURMA: 2ª Fase 2º Ciclo VESPERTINO
DURAÇÃO: 01 ao dia 12 de agosto

JUSTIFICATIVA:
No segundo domingo do mês de agosto comemoramos o dia dos pais. Durante toda a semana que antecede essa data, é possível elaborar diversas atividades para serem desenvolvidas, para que os alunos focalizem no seu pai: suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lazer.
É necessário despertar na criança sentimentos de amoré gratidão pelo pai. O projeto deve ser bem trabalhado, principalmente antes de compreender a organização familiar.

OBJETIVOS:
- Levar a criança a demonstrar sua gratidão ao papai, homenageando-o com respeito e ternura;
- Saber citar o nome completo do pai, sua profissão e local de trabalho;
- Descrever a figura o pai oralmente, em textos e através de desenhos,
- Reconhecer as preferências do seu pai em casa: diversão, comida, etc.;
- Desenvolver interesse em colaborar com a família, discutindo o real papel do pai em uma família atualmente
- Compreender a importância de viver harmoniosamente no lar;
- Abordar o tema: Padrasto, discutindo os diferentes perfis de pais existentes.

DESENVOLVIMENTO:
Promover arranjos na sala de aula com murais e gravuras; (os alunos poderão trazer fotos da família em casa, reunida na hora das refeições, distraindo-se, em conversas ou leituras, vendo televisão, fazendo passeios, etc.) 
 Entrevistar o pai para que ele fale sobre seu trabalho, que deverá ser relatado aos colegas: o que faz? Por que escolheu a profissão? O valor do trabalho do pai e de outros membros da família no sustento da casa.

METODOLOGIA:
As atividades serão realizadas de forma individual e coletiva através da interação professor e aluno em sala de aula laboratório de informática com o uso de internet, promovendo interação de grupos no uso de outros recursos.

CONCLUSÃO
Diante dos resultados obtidos foi possível concluir que os alunos participaram das atividades propostas, se interagiram uns com os outros em grupos. Em suas entrevistas com os pais e socializações em sala de aula, foi possível observar a tensão e constrangimento diante dos colegas por viverem situações diferentes, pois alguns convivem com padrastos e outros moram com avós. Alguns trouxeram fotografias para exporem na sala de aula durante o desenvolvimento do projeto e ficaram felizes em poder passar para os colegas o que recebem em casa, como carinho e atenção de pai. Trabalhar as atividades propostas foi possível também concluir que alguns alunos são sensíveis e carentes de amor e carinho de pai.

BIBLIOGRAFIA E WEBLIOGRAFIA









quarta-feira, 24 de agosto de 2011

UNIDADE 2 ATIV 2.4


MEU PORTFFÓLIO
Na unidade 1 atividade 1 foi solicitado que fosse redigido um texto contando meu percurso como professora aprendiz.
Leia mais...
Quem sou eu como professora aprendiz
  

Na atividade 1.2 foi feita um texto comentando sobre as tecnologias na aprendizagem.
Leia mais...
Tecnologias na aprendizagem 

Na atividade 1.3 foi feito um breve estudo sobre o ensino e as novas tecnologias junto com a necessidade de incluí-las no processo educativo, uma boa escola continua a ser o que sempre foi: acima de tudo, um espaço em que crianças e adolescentes se encontram, em um ambiente, regulado por adultos qualificados, que oferece proteção contra o mundo e em que todos são tratados com atenção e com respeito.
Leia mais...
As tecnologias no ensino

Na atividade 1. 4 foi solicitado que fosse feito um slide explicando sobre as tecnologias na minha escola.
Veja...
Tecnologias na minha escola

Na atividade 1.5 visitei o site portal do professor e fiz uma análise sobre o projeto.
Leia mais...
Fichamento portal do professor

Na atividade 1.6 foi solicitado que comentássemos sobre os equipamentos tecnologicos diante de nossa prática pedagógica.
Leia um pouco mais...
Recursos tecnológicos

Na atividade 1.7 fiz uma análise de projeto visitado no site Portal do Professor com o tema: "Lixo e Natureza não combinam!".
Leia...
Lixo e natureza não combinam!

Na atividade 1. 8 foi solicitado que após a análise do projeto "Lixo e natureza não combinam!", fosse elaborado um slide sobre o tema desenvolvido. 
Veja...
Projeto: Lixo e natureza não combinam!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

UNIDADE 1 - ATIV 3


                                     AS TECNOLOGIAS NO ENSINO
Mesmo com todas as novas tecnologias e a necessidade de incluí-las no processo educativo, uma boa escola continua a ser o que sempre foi: acima de tudo, um espaço em que crianças e adolescentes se encontram, em um ambiente, regulado por adultos qualificados, que oferece proteção contra o mundo e em que todos são tratados com atenção e com respeito. A tecnologia está chegando, mas ainda não é um processo acelerado, pois existem muitas escolas que ainda são desconhecidas determinadas tecnologias, ou seja, nem todos os alunos têm acesso a essa nova metodologia.
O mundo passa por transformações devido aos avanços das novas tecnologias. A Internet é uma vertente na educação. O ensino a distancia vem crescendo no Brasil, pois, as pessoas estão numa agitação ao crescimento profissional, tendo que administrar seu tempo da melhor forma buscando assim a Educação a Distancia para sua especialização profissional e aprimoramento de seus conhecimentos.
Ensinar e aprender exige hoje muito mais flexibilidade menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisas e de comunicação. Com a internet, por exemplo, podemos modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender. São muitos caminhos que dependerão da situação concreta em que o professor pode se encontrar: números de alunos, tecnologias disponíveis e então é hora sim de retomar a praticidade das tecnologias para facilitar a metodologia de ensino.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

UNIDADE 2- ATIV 2.2 A


Experiências de navegar

Na sociedade em rede tentamos ir além do texto, podemos constatar em palavras mais simples, que o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. É que textos podem ter diversas palavras, imagens e outros, o que torna mais eficiente um trabalho ou uma pesquisa.
O termo hipertextos abrange de forma complexa, tem referências específicas denominadas hiperlinks ou links, composto por diversos textos, sobre diversos temas, interligado uns aos outros de forma a constituir uma imensa rede.
As novas tecnologias da informação seguem um caminho sem volta. A cada dia elas estão mais inovadoras.  Não podemos mais nos limitar aos antigos processos de escrita e leitura.
A Cada vez que o leitor se aproxima dessa rede hipertextual, atualiza conhecimentos no sentido de querer adquirir novos conhecimentos em relação ao surgimento dessa evolução tecnológica.
Sabemos que aquele que lê um texto na tela do computador não tem, como em um livro, a visão do todo. O leitor precisa usar a barra de rolagem, como se tratasse de um texto enrolado que precisasse ser desenrolado, com a vantagem, porém, de o leitor deste texto gozar da liberdade de movimentos, inexistente para o leitor do texto em uma simples folha de papel. Essa escrita eletronicamente constituída também se aproxima da escrita em volume impresso.
Nesse contexto, a escrita digital, em particular o hipertexto, tem sua particularidade constituída por vias que possibilitam, ao leitor, começar a ler de qualquer ponto e deste partir para outros pontos, porque o modo mesmo como a escrita é constituída lhe permite escolher o caminho que quiser percorrer em seu processo de leitura.

UNIDADE 2 - ATIV 2.2 B


                                                            O QUE É HIPERTEXTO?
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual tem referências específicas denominadas hiperlinks ou links. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.